terça-feira, 19 de março de 2019

Dia histórico, o encontro de Bolsonaro e Trump

Neste 19 de março ocorreu o encontro histórico dos presidentes do Brasil e Estados Unidos.


Os lideres mundiais se reuniram e logo após  prestaram uma declaração conjunta a imprensa em um clima de descontração.
A primeira viagem internacional do governo Bolsonaro teve duração de dois dias se encerrando hoje.
Veja os principais pontos das declarações:

RELAÇÕES INTERNACIONAIS
O presidente Trump lembrou da aliança histórica entre as nações, lembrando que os Estados Unidos foi o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil, lembrou que durante a 2º guerra mundial o Brasil foi o único país sul americano a enviar tropas e contribuir com o esforço dos aliados.

VISTO DE ENTRADA NO BRASIL
O Brasil dispensa o visto de entrada para Austrália, Canadá,  Estados Unidos e Japão, medida que visa o aumento do trafego de turistas e viagens de negócios.



VENEZUELA
Trump mostrou-se preocupado com a situação do povo venezuelano, agradecendo o apoio brasileiro na entrega da ajuda humanitária, ao serem perguntados sobre ações militares americanas em solo venezuelano ambos os presidentes optaram por não revelar detalhes de ações estratégicas futuras.

ALCANTARA

ministro Marcos Pontes na assinatura do acordo

Os presidentes falaram do acordo que prevê o uso por parte dos Estados Unidos da base de Alcantara localizada no Maranhão para o lançamento de satélites e foguetes, o território da base permanecerá sob a jurisdição brasileira.

O principal ponto dessa visita e com toda a certeza foi a OCDE

O presidente americano declarou que apoia a entrada do Brasil para a OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento , que Econômico é uma organização internacional de 36 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de mercado, o que era um objetivo almejado por Paulo Guedes desde a muito o que trará ao Brasil um lugar na mesa de negociação com as grandes potencias econômicas internacionais.

O estreitamento das relações entre estes dois lideres mundiais tem um potencial gigantesco para o inicio de uma nova fase para o Brasil que pode em fim almejar seu lugar entre as grandes potências mundiais.

Um comentário:

  1. Parabéns, matéria muita bem escrita e esclarecedora. Vi uma reportagem ontem na tv sobre o encontro e não citaram nem metade dos assuntos contidos em sua materma, abraço!

    ResponderExcluir